Roth é eleito o oitavo melhor técnico do mundo de 2010

Campeão da Libertadores da América no comando do Internacional, o brasileiro Celso Roth foi eleito o oitavo melhor técnico de clubes do mundo de 2010 pela Federação Internacional de Estatísticas do Futebol (IFFHS). O português José Mourinho ficou em primeiro.

Após breve passagem pelo Vasco, Roth assumiu o time colorado na semifinal do torneio continental, no lugar do uruguaio Jorge Fossati, e conduziu o Inter rumo ao bicampeonato.

No Mundial de Clubes, porém, o técnico fracassou e viu do banco a equipe ser surpreendentemente eliminada logo na estreia pelo Mazembe, do Congo. Por sinal, o técnico dos africanos, Lamine N'Diaye, figura na décima colocação da lista divulgada nesta segunda-feira.

O treinador do Inter, que já teve o contrato renovado pela diretoria colorada apesar da queda no Mundial, é o único brasileiro na tradicional lista de melhores do ano da IFFHS. Entre os 19 melhores técnicos do ano em 2010 estão 14 europeus, dois sul-americanos, outros dois asiáticos e um africano.

Mourinho, que conquistou a "Tríplice Coroa" com a Inter de Milão (Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões) antes de assumir o Real Madrid no segundo semestre, venceu com 294 pontos. Pep Guardiola, treinador do Barcelona e vencedor do troféu do ano anterior, ficou em segundo na eleição, com 188 pontos.

O português havia recebido essa premiação como melhor treinador de clube do mundo em 2004 e 2005. Ao todo, 63 países dos 86 que participaram do pleito (a IFFHS colhe votos de especialistas em futebol ao redor do mundo) elegeram Mourinho o melhor.

Confira os 10 melhores técnicos do mundo de 2010, segundo a IFFHS.

1. José Mourinho (POR-Inter/Real Madrid) 294 pontos
2. Pep Guardiola (ESP-Barcelona) 188
3. Louis van Gaal (HOL-Bayern de Munique) 75
4. Quique Sánchez Flores (ESP-At. Madrid) 46
5. Carlo Ancelotti (ITA-Chelsea) 41
6. Alex Ferguson (GBR-Manchester United) 38
7. Arsène Wenger (FRA-Arsenal) 33
8. Celso Roth (BRA-Inter) 24
9. Roy Hodgson (GBR-Fulham/Liverpool) 20
10. Lamine N'Diaye (SEN-Mazembe) 11

Com informações da agência EFE

http://esportes.terra.com.br